Notícias

Município investe na profissionalização de serviço para garantir mais recursos na Saúde

A Secretaria de Saúde em parceria com a Prefeitura Municipal de Santana de Mangueira como base no novo modelo de financiamento da saúde municipal e visando qualificar os serviços ofertados e garantir que não haja perca de recursos para o FMS, contratou serviços especializados em assessoria publica em  para oferecer suporte técnico em TI, monitoramento de indicadores e de ações em saúde, bem como a promoção de capacitações em saúde que serão ofertadas ao longo do ano para os profissionais da Atenção Básica. 

Com base na portaria 2.979 de novembro de 2019 que institui o Programa Previne Brasil e que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, por meio da alteração da Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017. 

A nova modalidade faz com que município menores articule melhor a forma de cadastro dos seus usuários, bem como qualifique cada vez mais os seus profissionais, para não serem surpreendidos com diminuição dos recursos que são destinados a Atenção Básica. Condicionado ao cadastro da população e alcance dos indicadores de saúde os recursos poderão sofrer queda se as equipes não apoio da gestão.

 Visando esse apoio a gestão municipal de Saúde de Santana de Mangueira representada pela secretaria de saúde Maria José Inácio vem investindo em educação permanente e nas assessorias em saúde como forma de garantir que os recursos destinados os serviços de saúde ofertados os usuários do SUS do município não sofram prejuízo em 2020. 

“Oferecer suporte técnico e qualificação das equipes são pré-requisitos básicos indispensáveis para prevenir possíveis prejuízo na saúde do município” disse a mesma. A secretaria nos informou ainda que em 2020, a gestão inaugura os serviços da base do SAMU, a UBS do sitio Sossego e o laboratório de Prótese dentárias, com distribuição de próteses gratuitas. 

A mesma também informou que foi solicitado junto ao Ministério da Saúde o Consultório Móvel odontológico (UOM) para levar prevenção em odontologia as áreas mais distantes da cidade e uma equipe de Saúde Mental composta por psiquiatra, psicóloga e assistente social para atender no município. Essas propostas encontram-se encaminhadas aguardando aprovação por parte do Ministério da Saúde.

 A secretária de saúde do município encerra suas falas solicitando a todos os santanenses que ainda não atualizaram o cartão do SUS que compareçam a secretaria de saúde para realizarem essa atualização que é de extrema importância para continuidade do atendimento dos usuários e deixa registrado ainda o agradecimento ao Prefeito José Inácio que proporciona apoio e incentivo incondicional para implantação dos serviços no município em prol das melhorias da saúde ofertada a população. 
 « Voltar