
A titular da Secretaria Nacional da Juventude, Emilly Coelho (foto), assinou o ofício para implantação do Espaço 4.0 na cidade de Santana de Mangueira (PB). O pedido já foi protocolado.
No último dia 2 de janeiro, Emilly participou de uma reunião com representantes do prefeito Nerival Inácio em Princesa Isabel e apresentou as principais propostas do programa, a fim de firmar uma parceria entre os governos Federal e Municipal.
Após assinado o ofício, a secretária deu início à primeira etapa, que é o processo de capitação de recursos com os deputados federais do estado da Paraíba. Uma agenda já está marcada com os parlamentares para discutir o processo.
Depois de liberado os recursos, a segunda fase será a implantação no município, que será equipado com tecnologia de última geração para a capacitação de jovens em vulnerabilidade social.
O que é o Espaço 4.0?
O Espaço 4.0 está ligado ao programa Horizontes e se refere à quarta revolução industrial; ao envolvimento da tecnologia como processo importante de capacitação e de formação, garantindo o acesso do jovem a esses benefícios.
O projeto é desenvolvido por meio da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), que integra a estrutura do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).
Para Emilly, a iniciativa mostra a preocupação da gestão com o futuro dos jovens, já que muitos trabalharão com profissões que ainda não existem. “Esse é o nosso trabalho chegando na ponta para qualificar os jovens para o mercado que irão entrar nos próximos anos”, afirmou.
De acordo com ela, os cursos foram definidos com base em material prático e pensados para serem rápidos, promovendo rotatividade no atendimento à juventude brasileira. “Assim, os jovens terão acesso ao conhecimento tecnológico e vivenciarão experiências que facilitem sua inserção no mercado”, ressaltou.
O programa da SNJ leva em consideração os desafios e oportunidades da Agenda 4.0 por meio da capacitação profissional, acesso ao conhecimento e desenvolvimento de habilidades que sejam capazes de aumentar a empregabilidade dos jovens no atual mercado de trabalho. Os recursos para implementação dos espaços são aplicados por alocação de emendas parlamentares.
O Espaço
A estrutura do Espaço tem formato de contêiner. A ideia surgiu para que a população e o Governo Federal apostem na economia, rapidez, sustentabilidade, qualidade, inovação e versatilidade.
O local é equipado com modernos recursos tecnológicos, como computadores de última geração, impressoras 3D e máquinas de corte a laser.
A proposta também é permitir a oferta de cursos, oficinas e atividades que promovam a capacitação profissional, a inclusão digital e o desenvolvimento de habilidades específicas.
Diamante Online
« Voltar